quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

O NOSSO TESOURO ESTÁ NA MARCA AMAZONIA...

Arquipélago das Cabaçarana 

A Amazônia é a nossa maior marca, mas em torno dela orbitam outras milhares de marcas que têm valores muito fortes. Para efeito de valoração essas marcas estão inseridas no universo da economia intangível ou economia criativa e tem potencial para turbinar produtos agregando o valor Amazônia. 

Além de produtos, essas marcas podem ser associadas a espaços geográficos e eventos, como marketing turístico ou como conceito de bravura, compromisso com preservação e ao aspecto exótico dos produtos da região. Dentre as marcas mais fortes estão as de natureza ambiental e as de natureza etno-cultural.

Como exemplos de marcas de natureza ambiental, podemos citar o Arquipélago das Anavilhanas, no estado do Amazonas, o Arquipélago das Cabaçaranas, o Lago do Cuniã e o Lago do Caranã, dentre outros, no município de Porto Velho.

Outras marcas remetem às etnias que povoaram a nossa região como  Arikemé, Jarus, Uru Eu Wau Wau,  Pacaás Novos, Suruí, Parintintin, Munduruku, Karipuna, Tenharim, Urupás, Chapacurans, Aruas, Macuaraps, Puruborás, Palmellas, Arara, Gavião, Cabixi, Parecis, Wanians, etc.

Açaí
Temos ainda muitas marcas ligados à fauna e a flora, como Açaí, Cupuaçu, Tucumã, Pupunha, Buriti, Camu-camu, Cabaçarana, Canarana, Jatuarana, tucunaré, biguá, etc., bem como marcas fortes como Guaporé, Mamoré, Ji-paraná, Jamari, etc. Todas essas marcas podem ajudar a vender nossos produtos com valor agregado e apelo amazônico. O município de Presidente Médici, por exemplo, onde está situado o Arquipélago das Cabaçaranas, lançou recentemente, a moeda Cabaçarana e um selo com o mesmo nome.

Rondônia produz refrigerantes, leite, manteiga, requeijão, café, chocolate, material de limpeza, confecções e uma grande quantidade de produtos de agroindústrias das mais diversas atividades que poderiam adotar essas marcas amazônicas como forma de aumentar o valor de mercado desses produtos.

Há que se considerar ainda, que a utilização dessas marcas destacaria Rondônia de forma positiva e despertaria um grande interesse turístico sobre nós por parte dos outros estados, ajudando a compensar o desconhecimento que existe em relação ao nosso estado. Com certeza, muitas pessoas e veículos de comunicação parariam de nos confundir com Roraima.

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