A Amazônia, geograficamente é uma grande região,
ambientalmente é o grande templo da biodiversidade, turisticamente é o maior
atrativo da face da terra e economicamente é uma grande marca.
Mas...por
outro lado, enquanto matriz geradora de riquezas, bem estar e equilíbrio
eco-social, está alicerçada em valores tangíveis e valores intangíveis.Os
valores tangíveis são representados pelos ativos dimensionáveis como a
quantidade de madeira que se encontra em uma determinada área, a quantidade de
minério, a existência de água, a quantidade de pés de seringa, de castanheiras,
de açaizeiros, de cupuaçu, de pupunhas, tucumãs, bem como a existência de
peixes em um lago ou igarapé, etc.
Os
valores intangíveis estão atrelados a conceitos, a curiosidades, a atrativos, a
culturas exóticas e manifestações de resgate.
A produção de óleos como de avestruz, de puraquê, de copaíba, de
andiroba, babaçú e outros, se atrelam a
conceitos de aproveitamento racional dos produtos da floresta; A existência do capim dourado do Jalapão, no
Tocantins, causa enorme estranheza pelo ineditismo e localização. Transformado em artesanato, é a única
atividade econômica da região e vem gerando muita riqueza, empregos e bem-estar
para a população, atrelado ao turismo.
A
presença do urubu–rei, na região de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, é um
atrativo que pode sinalizar potencial para a ciência aeronáutica; o Lago do Cuniã, no município de Porto Velho,
com seus jacarés se insere no rol de curiosidades ambientais porque transmite
para o imaginário popular a ideia da grandeza da Amazônia, seus perigos e seu
valor.
Esses
casos estão no rol dos atrativos difusos, os quais ninguém consegue definir o
por quê, mas todos ficam encantados e fazem seus próprios juízos.O modo de vida
dos povos indígenas, dos pescadores; dos seringueiros, despertam a curiosidade
das outras pessoas como culturas exóticas.
Já o Festival Flor do Maracujá, de Porto Velho, Rondônia, a Romaria do Divino Espirito Santo do Guaporé, assim como a Festa do Boi de Parintis, no Amazonas, estão enquadrados no rol dos valores intangíveis, pois estas manifestações tem a função de resgate de histórias e lendas. Como valoração turística são os chamados atrativos locomotiva ou condutores. Atrelados à marca Amazônia ganham um poder de venda e atração de turistas incomensurável.
Os
ativos intangíveis da floresta são a contribuição para o equilíbrio do clima, a
dinâmica do equilíbrio ecológico-social, o sequestro de carbono (também conhecido
como captura de carbono), que
é o processo de remoção de gás carbônico da
atmosfera através da fotossintese.
Assim como o Cerrado, a Mata Atlântica ea Caatingatêm seus valores a
Amazônia também tem seu valor intangível.No entanto, esse valor está atrelado
muito mais aos ativos intangiveis do que aos ativos tangíveis. Logo não existe
Amazonia sem florestas, sem rios, sem indios, sem seringueiros, sem comunidades
tradicionais.
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