quarta-feira, 21 de agosto de 2019


AMAZÔNIA: Rios e Pescas

A Pesca da Batição

A palavra Batição ou Moponga é uma expressão do dicionário amazônico que consiste em  bater nas águas de um rio, usando as mãos ou um pedaço de madeira, para fazer com que os peixes sigam certa direção.

O homem amazônida é muito pródigo em formas de pescaria, dependendo da origem desse homem, da sua cultura, dos seus ramos de origem. Uma dessas pescarias praticada pelos nativos é a Batição. Essa pescaria consiste em colocar redes de malhas em formato de mureta e posicionar um grupo de pescadores em sentido contrário ao muro, batendo na superfície da água para espantar os peixes que atordoados, são conduzidos diretos para a rede.
Essa pescaria é feita em área de lago aberto ou em baías. Quando essa pescaria é feita numa baia ou enseada, onde o pescado se aglomera para se alimentar ou reproduzir, as canoas costumam ficar na saída da enseada, para dificultar ou impossibilitar a saída dos peixes e os pescadores costumam fazê-la com o uso de tarrafas. Quando é feita em lago aberto, são utilizadas as redes de malha.

Essa pescaria obedece também uma característica das águas. É sabido que os rios da região amazônica de águas escuras são pobres de pescado. E nesses rios a única garantia de que se captura peixe é com a pescaria da Batição.

Batição dos Botos

Tem também uma curiosidade referente a essa pescaria. Não são somente os pescadores nativos que usam essa “batição”. Os botos do alto rio Negro também se utilizam dessa modalidade de pescaria para capturar seu alimento. No caso deles essa batição é chamada de “Piraiauarapipirá”.


Para saber mais.........

Batição”- 1 - técnica de pesca também conhecida como Moponga, que consiste em bater na água de um rio ou igarapé com a mão, com uma vara ou com outro objeto, de modo a conduzir aquilo que se quer pescar (tartaruga, peixe, etc.,)em determinada direção; 2 - ato de bater ou golpear as fibras da palmeira piaçaba antes de as cortar, geralmente para afastar .insetos ou outros animais que se possam esconder nelas.
Outras modalidades de pesca na amazonia:
Coexistem seis modalidades de pesca na bacia amazônica:
Uma pesca predominantemente de subsistência, praticada por grupos familiares, pequenas comunidades, subestruturas étnicas e outras estruturas de pequeno porte que buscam a sobrevivência física;
Uma pescaria comercial multiespecífica, destinada ao abastecimento dos centros urbanos regionais e praticada, em geral, por pescadores residentes nesses centros;
Uma pescaria comercial monoespecífica, voltada para a exportação e dirigida principalmente à captura de bagres como a piramutaba Brachyplatystoma vailantii e o surubim Pseudoplatystoma filamentosum;
Uma pesca em reservatórios, resultante da construção de grandes represas para geração de energia elétrica, como Tucuruí e Balbina, que vem sendo desenvolvida por uma categoria de pescadores denominados "barrageiros";
Uma pesca esportiva, que tem como espécie alvo o tucunaré Cichla sp. e vem sendo praticada principalmente em rios de águas pretas; e, uma pescaria de espécies ornamentais destinadas, principalmente, à exportação e realizada predominantemente no rio Negro e em seus afluentes. Ciênciaecultura.bvs.
Fontes: Infopédia.pt.
Cienciaecultura.bvs




Nenhum comentário:

Postar um comentário